quarta-feira, 14 de setembro de 2011

MEDITAÇÃO POR REMBRANT (1606-1669)


Nesse quadro da escola barroca de pinturas, se percebe que há duas pessoas dentro do que parece ser uma casa simples, por conta dos detalhes de madeira. Essas duas pessoas são um senhor que está sentado ao lado da janela e uma mulher que aparenta ser de meia-idade, e que estão acendendo a lareira da casa. É dia, como se pode ver pela entrada da luz através da janela, e dentro da casa se percebe também a existência de uma escada dando acesso a outro andar na casa, e uma porta de estatura pequena que possivelmente dá acesso a compartimento de menor dimensões do qual está sendo apresentado na figura.

O quadro apresenta disposição diagonal, como é visto com a disposição da iluminação na tela, a luz entra através da janela e se prolonga até o outro lado de forma a iluminar a tela de cima para baixo, chegando até a mulher. Não se percebe simetria no quadro, e contraste claro-escuro é bem perceptível, pois o autor pintou a tela de forma que a disposição quase metade dela está em cor escura e a outra parte iluminada, pela luz solar. Este quadro representa o cotidiano de famílias simples no século XXVII, e isto fica bem claro pelo tipo de moradia e as vestimentas que as pessoas na tela usam.

A imagem transmite certa solidão e tranquilidade, por conta de não haver muita dinâmica na imagem, emoções também não percebidas, ao não senhor por parte do senhor que parece estar descansando, mas além disso a imagem só está representando mais um dia na vida dessas duas pessoas, que pelo jeito como foi pintado pelo autor, parecem ter uma vida bastante pacata.

Leonardo Paiva Ohashi nº17
Marco Zuquim Tangerino nº24                                Profª: Daniely(artes)                   
Rodrigo Santos Nunes nº35     
     22 A3                                                                   13/09/2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário