quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Ganimedes- rembrandt


As figuras principais estão contra um fundo nebuloso, uma paisagem escura com partes mais claras, dando um efeito dégradé. Uma águia escura e grande, com expressão cruel, carrega no bico pelo braço Ganimedes, um bebê gordo, com cachos claros, segurando uma espécie de chocalho e parcialmente vestido, pois suas vestes são levantadas pelo bico da águia. Ele lembraria facilmente um anjo, se não fosse pela sua expressão de agonia pura, num desespero perceptível pelo modo que ele agarra o chocalho e pelo fato de o bebê estar urinando.
A imagem, de tema mitológico, é assimétrica, com a figura principal exatamente no centro, e as asas da ave abertas igualitariamente para os dois lados. Há uma predominância de linhas curvas, usada pra delinear a figura humana e animal. É possível ver o uso do claro e escuro para delimitar as formas e dar a elas realidade, e o contraste entre o fundo escuro e o foco, mais claro e amarelado na figura principal, para dar dramaticidade e emoção para a pintura, revelando a tendência tenebrista, que também é vista na expressão da personagem principal. É dada uma noção de movimento a partir da posição da personagem principal. As cores que aparecem predominantemente são o marrom, o amarelo e o branco, com vermelho nos detalhes.
Transmite uma sensação de desespero, pelo fato de a criança no qual está sendo retratado na pintura estar chorando, urinando e ter muito medo estampado em seu rosto. Aparenta também ser de uma família com alto poder aquisitivo, pela maneira na qual sua vestimenta foi apresentada. O fundo com cores escuras aprofundam a sensação de terror que o quadro transmite e o medo da criança no momento em que foi capturada. Ao mesmo tempo em que o quadro provoca agonia e desespero, também faz com que se queira analisar cada detalhe da obra.

Débora Lima nº 09
Ingrid Acioli nº 12
Milla Costa nº 26

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