domingo, 25 de setembro de 2011

“A decida da cruz”

            A imagem retrata uma cena de morte onde ao centro da tela a uma cruz da qual um corpo (defunto) é retirado dela, e ao seu redor um grande contingente de pessoas. O corpo é retirado da cruz com a ajuda de cinco homens, os quais uma esta em uma escada que por sua vez esta apoiada na parte de traz da cruz, esse homem esta ajudando outro homem que aparece mais claramente na parte direita da tela (referente ao olhar do observador) também utilizando uma escada apoiada na parte direita da cruz, ambos tentam desamarrar o braço esquerdo do corpo, única parte ainda aderente a cruz. Ainda a mais um homem contando com o auxílio de uma escada, esse se encontra na esquerda da tela e conseqüentemente a esquerda da cruz, a onde a escada por sua vez esta apoiada, esse homem esta segurando com o seu braço esquerdo o tórax do corpo que esta sendo retirado da cruz.
            Os outros dois homens estão sem o auxilio de escadas, esses por sua vez, ajudam a segurar as pernas e a cintura do homem morto.  A cruz fica bem no centro da tela, como anteriormente foi dito, sobre ela incide uma luz amarela e ao redor da cruz, as expressões que predominam nas pessoas que observam a retirada do corpo, é uma expressão de desespero, de forte tristeza e de uma perda insubstituível.
            No lado esquerdo da tela, entre um grupo de pessoas que lamentam a morte do homem, há a presença de uma mulher a qual esta desmaiada e sendo apoiada por pessoas que estavam ao seu redor, essa mulher parece ter desmaiado após ver a cena e se deparar com a realidade do corpo. No lado esquerdo da tela a outro grupo de pessoas, que estão chorando algumas ajoelhadas e outras em pé rezando e chorando pela alma do homem morto.
            Através da pintura podemos notar uma das características mais fortes de Rembrandt e do barroco, o contraste entre claro e escuro excessivamente, dando um clima caracterizado como tenebrismo, que visava um efeito de profundidade, influenciando na interpretação, e enfatizando a emoção retratada no momento, no caso em “A decida da cruz”, que se refere á uma passagem bíblica, o momento é tomado por emoções; podemos notar que ele organiza os personagens assimetricamente, dando um ar mais realista a pintura.
            O sentimento que Rembrandt expressa de tristeza, melancolia, utilizando técnicas de luz e sombra para dar maior destaque nos pontos chaves de visualização como, a parte central e focando na parte inferior da obra destacando a toalha que cristo iria ficar assim ele o leva para o mundo do sentimento e da razão, pontos que o chama para visualização de pessoas chorando, observando repassando novamente tristeza da obra. Rembrandt era um grande pintor de passagem bíblico, a descida da cruz é um grande exemplo de sentimentalismo e emoção o qual ele quer passar ao seu visualizador da obra, sempre o sentimento de religiosidade, fazia sua obra ficar mais grandiosa e realismo.

Adhara Abdala Nº 01
Antônio Barros Nº 03
Lucas Maia Nº 19

Nenhum comentário:

Postar um comentário