quarta-feira, 14 de setembro de 2011

A lição de anatomia de Dr. TULP


Nesta imagem podemos observar nove homens, sendo que um é um cadáver, através de quem o Dr. faz sua ‘’aula’’,dos nove oito apenas estão vestidos completamente com uma roupas adequadas a época,túnicas pretas com golas brancas,e apenas o Dr. De chapéu,o cadáver esta apenas com um pano cobrindo suas partes intimas,e o Dr. o cortando,em todas as pinturas de Rembrandt ele procura envolver as pessoas para que ela se sinta como se estivesse participando daquele momento,deixando assim sempre um de seus personagens como se estivessem olhando para as pessoas,não estivesse prestando atenção ao momento e sim as pessoas que estavam olhando,era mais ou menos essa impressão que ele queria,e que conseguia deixar quem as via.

É uma imagem com pintura a óleo sobre tela que foi uma de suas melhores e mais revolucionarias obras, O corpo que aparece no quadro é de um marginal que havia sido condenado à morte por assalto a mão armada no dia anterior à lição. Lições de anatomia realmente existiam e aconteciam em anfiteatros, dadas por doutores anatomistas. (Segundo pesquisas).A imagem possui simetria na diagonal,predominantemente linhas curvas e circulares,porém existentes também linhas retas,como na mesa e paredes.

A imagem possui apenas formas humanas, sendo que 8 estão vivas e um esta morto e é em quem o Dr. faz a anatomia,como é uma pintura de óleo sobre a tela,as cores são como se fossem apagadas,predomina cores opacas,e justamente no personagem principal vem uma luz amarela,como se fosse com o intuito de chamar a atenção de quem está vendo certamente para onde essa luz leva.

Esta técnica mostra um contraste muito grande com a iluminação da tela, o que confere grande dramaticidade às pinturas, que tinham temática bíblica ou mitológica. A movimentação dos personagens retratados também era muito carregada de expressões intensas, o que colaborava mais ainda na dramaticidade da cena.
’A lição de anatomia do Dr. Tulp  é uma obra de certa forma polêmica para sua      época ,pois retrata um tema precoce para as pessoas de seu período.Além do mais o cadáver seria de um ladrão daquela época que teria sido condenado a morte.

O que predomina na sua imagem, são traços  diagonais,com linhas curvas e circulares.Mas não descarta a existência de linhas retas como pode se observar na mesa e paredes.Possui uma simetria diagonal,ela transmiti aquela emoção,aquela adrenalina de cortar uma pessoa,através da expressão facial dos personagens e através de um deles interagir com as pessoas,olhando para fora da imagem.


Biografia de Rembrandt:

Foi um pintor e gravador neerlandês. É geralmente considerado um dos maiores nomes da história da arte européia e o mais importante da história neerlandesa. Tanto na pintura como na gravura, ele expõe um conhecimento completo da iconografia clássica, que ele moldou para se adequar às exigências da sua própria experiência; assim, a representação de uma cena bíblica era baseada no conhecimento de Rembrandt sobre o texto específico, na sua assimilação da composição clássica, e em suas observações da população judaica de Amsterdã.

Rembrandt Harmenszoon van Rijn nasceu em 15 de julho de 1606 em Leida, na República Unida dos Países Baixos, Foi o nono filho do casal Harmen Gerritszoon van Rijn, um próspero moleiro e Neeltgen Willemsdochter van Zuytbrouck.[8] Na infância freqüentou aulas de latim e foi matriculado na Universidade de Leida.

Alunas: Laynna Dantas
            Pâmela Karoline
            Gabriele Costa
Série: 2º                    Turma: A3

Um comentário: